Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 CJI - Coral Jovem de Itabuna



Rating: 2.6/5 (351 votos)




ONLINE
1






Conversando com Deus

O evangelho da segunda chance

E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. Lucas 15:20

Um dia, ao ultrapassar um caminhão, li o que estava escrito no parachoque traseiro: “Na estrada da vida não há retorno.”

Uma verdade nua e crua. Muitos gostariam que houvesse retorno. Gostariam de dar marcha-à-ré na roda do tempo, para poderem evitar os erros cometidos no passado, aproveitar oportunidades perdidas, evitar negócios malfeitos, relacionamentos impróprios e tantas outras coisas. Retorno, na estrada da vida, não existe. Mas pode haver uma segunda saída, se você perdeu a primeira.

A Bíblia conta a história de vários personagens que tiveram uma segunda oportunidade na vida. Uma dessas histórias é a do filho pródigo – uma história sublime e maravilhosa, porque deu ao mundo uma nova concepção do inigualável amor de Deus pela humanidade perdida. É um evangelho dentro do evangelho.

E que evangelho é esse? O que foi que o filho pródigo recebeu quando deixou à terra longínqua, onde havia desperdiçado seus bens, e voltou para a casa do pai? Um abraço de boas-vindas! O pai, que estava de plantão, olhando o horizonte, esperançoso de que o filho voltasse, viu, nesse dia, uma figura andrajosa ao longe. Seria o filho esperado?

De repente, o pai o reconheceu. Correu ao seu encontro e lhe perguntou: “Mas onde é que você andou? O que você fez com todo aquele dinheiro que lhe dei? E que cheiro de porco é esse? Filho, faça o seguinte: Vá para casa, tome um bom banho, ensaboe-se bem, ponha umas roupas limpas, e daí a gente conversa.”

Foi isso que o pai fez? Não! Lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Além disso, o filho recebeu perdão total por tudo que havia feito de errado. Foi restaurado à sua condição de legítimo membro da família. E o mais importante: recebeu uma segunda oportunidade para endireitar a vida.

Aqui está o coração do evangelho. Ao constatar o fracasso humano e as trágicas consequências do pecado, Deus provê uma segunda chance para que homens e mulheres possam ter êxito. Esta é a mensagem central da parábola do filho pródigo. Nós servimos a um Deus que nos ama tanto, que apesar dos nossos fracassos, está disposto a nos dar uma segunda e, às vezes, terceira, quarta ou quinta oportunidades de reencontrar o caminho que conduz à vida.

O evangelho da segunda chance é um amoroso convite de Deus para voltarmos à casa paterna.

________________________________________

Vida Religiosa… Na Prática, é Outra História

Você já encontrou uma sanfona na Bíblia? A vida espiritual do povo de Israel parecia uma sanfona: vai e volta. Como gráficos de eletro encefalograma, onde o ponteiro vai para cima e baixo sempre, mas nunca consegue desenhar uma reta horizontal constante. Parece que a amizade daqueles israelitas com Deus era desse jeito. Não que fosse assim, da parte de Deus. Ele estava sempre querendo ser amigo daquelas pessoas, mas elas não tinham firmeza no trato. Não sabiam o que queriam. Ora buscavam a Deus, ora se transformavam nos piores idólatras. A aproximação daquelas pessoas para perto de Deus parecia um efeito sanfona (Jeremias 10-13). Como deve ser minha vida religiosa, na prática?

Tem gente que hoje dá um testemunho bonito, amanhã se apostada, depois de amanhã volta para Deus, depois vai pro mundão de novo, daí volta pra Jesus novamente, depois se corrompe mais uma vez, e não consegue se firmar. Sabe que é isso? Um dos principais fatores é a questão da disciplina. Isso é, também, falta de: disciplina. Assim como um aluno precisa ser bem disciplinado para ir bem em seus estudos, assim é também na vida espiritual.

Eu aprendi isso no livro que acabei de ler: “Celebração da Disciplina”, de Richard Foster, Editora Vida. Ele é Fantástico! É uma obra que mostra-nos, de maneira bem bíblica, o caminho do crescimento espiritual. Muito bom.

Embora não sejamos salvos pelas obras, Deus não nos empurra para o Céu de qualquer jeito, contra a nossa vontade, com uma graça barata, de jeito nenhum. Em primeiro lugar, a graça não é barata porque custou o sangue precioso de Jesus. Então, um cristão que é salvo pela graça, para se manter no caminho do crescimento espiritual, vai ser alguém que leva o relacionamento com Deus com seriedade, ou seja, disciplinadamente.

Primeiro preciso aprender sobre as disciplinas interiores. Porque a transformação que a conversão faz tem que acontecer de dentro para fora. Logo, você precisa se disciplinar através da prática da meditação, através da prática da oração, do jejum, e também do hábito de estudar a Bíblia. Se fizer isso, essa transformação interior, terminará manifestando-se no seu comportamento.

É aí que vêm as disciplinas exteriores. É conseguir ser alguém que vive a simplicidade e a solitude. E, também, ser alguém que sabe viver a submissão e que não faz serviços de servo porque, na realidade, é um servo. E isso se fortalece quando a gente põe as disciplinas em prática, no relacionamento com as outras pessoas.

As Disciplinas Comunitárias podem ser verificadas quando você sabe perdoar e ser perdoado, reúne-se com outros para adorar a Deus e consegue dar e receber conselhos espirituais.

Precisamos ser disciplinados na nossa prática religiosa.

Valdeci Jr.